Mesmo com a emergência dos Estados Unidos e da União Soviética após as duas guerras mundiais e o crescimento econômico japonês, a Europa continuou sendo um importante centro político, econômico e cultural. Nas décadas de 40-50, o eixo do mundo deslocou-se de Londres e Paris para Washington (Estados Unidos) e Moscou (União Soviética), mas em diversos setores a Europa Ocidental não perdeu a sua importância. Acordos internacionais são firmados na Europa, grupos terroristas agem no Velho Mundo para chamar atenção para suas causas, refugiados dos mais diversos países conseguem abrigo nessa parte do globo. Todos os anos, milhares de estudantes dirigem-se às principais cidades europeias para aperfeiçoar seus estudos, pois o continente é um importante centro irradiador de cultura.
A Alemanha é o país que está recebendo maior número de imigrantes vindos do Leste Europeu.Desde o final da década de 1980, as grandes transformações do Leste Europeu e a integração dos países da União Europeia têm atraído as atenções mundiais e o continente volta a ganhar destaque especial nas relações internacionais. Após séculos de emigração, atualmente a Europa passou a receber imigrantes de todo o mundo, além dos deslocamentos internos, dos países mais atrasados para os mais desenvolvidos. E essa questão é causa de tensão nos países que os recebem.
O Reino Unido é um dos países onde a presença de imigrantes estrangeiros é causa de tensão e atritos. Na fotografia, o "Santuário" de Jean de Charles de Menezes, na entrada da estação de Stockwell. No Reino Unido, por exemplo, habitantes das ex-colônias, como caribenhos, indianos e paquistaneses, entre outros, habitam os bairros decadentes dos principais centros industriais do país, entrando, algumas vezes, em conflito com a polícia. Na França, causam preocupação as hostilidades entre franceses e imigrantes, sobretudo norte-africanos, como os argelinos.
A Alemanha Ocidental, que durante a década de 1970 apresentou um boom econômico, recebeu milhares de turcos, gregos, portugueses, espanhóis e italianos, que fixaram moradia em suas cidades industriais. Hoje o país tenta conter a entrada de novas levas de estrangeiros, sobretudo turcos, gregos, portugueses, espanhóis, etc. Outro problema foram os fluxos migratórios do lado oriental para o ocidental após a reunificação do país em 1990.
A Europa Ocidental também enfrenta problemas relativos a algumas questões étnicas e políticas, de origem histórica. Merecem maior atenção a questão irlandesa e a questão basca. A Irlanda, ou Eire, é uma república e constitui um Estado independente, em que mais de 90% dos habitantes são católicos. A Irlanda do Norte, entretanto, é parte integrante do Reino Unido e conta com uma população de pouco mais de dois milhões de habitantes, dos quais apenas um terço é católico.
Essa minoria católica, queixando-se de injustiças sociais, econômicas e jurídicas, pretende separar-se do Reino Unido, sendo apoiada pelos católicos republicanos da Irlanda do Sul. A insatisfação dos católicos levou à formação de um grupo armado conhecido como Exército Republicano Irlandês (IRA), responsável, nas últimas décadas, por violentos ataques contra militares do Reino Unido e freqüentes atentados terroristas.
Desde 1994,o governo britânico e as organizações separatistas irlandesas têm efetuado aproximações diplomáticas que levaram à assinatura de acordos, parecendo indicar uma solução pacífica para a sangrenta questão irlandesa. O terrorismo é um grave problema para alguns países europeus, entre os quais a Espanha. Aí tem atuado a organização separatista basca (ETA), que exige a independência completa de uma área industrializada no norte do país, habitada por uma população de características étnicas e lingüísticas, distintas do restante dos espanhóis. A rivalidade entre os grupos militares bascos e os que se opõem ao separatismo traduziu-se nos últimos anos, em freqüentes atentados e assassinatos. A facção separatista perdeu terreno após algum tempo, e a maioria da população tem apoiado o governo espanhol.
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091119023718AAjhRrn